Loading color scheme

Áreas de Atuação

Treinamentos
Desde 2003 o IVB trabalha em parceria com o INCAPER (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), a SEAG (Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca), o Projeto Corredores Ecológicos e prefeituras, visando sempre plantar florestas economicamente viáveis, investindo em reflorestamento de áreas degradadas dentro de propriedades agrícolas de pequeno e médio porte, oferecendo cursos específicos e realizando eventos para a sensibilização e capacitação de produtores e técnicos.

O Projeto
O IVB insere no dia-a-dia das pessoas iniciativas sociais, culturais e de conservação ambiental. Para tanto, estabeleceu parcerias com instituições de grande prestígio como o INCAPER (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) e o IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal), para atender programas de reflorestamento que visam sempre a produção de mudas de essências nativas endêmicas de cada região e a preservação e o uso sustentável do Pau-brasil.

Associando projetos
O IVB trabalha em parceria com diversas iniciativas cuja finalidade seja a preservação, conservação e criação de florestas economicamente sustentáveis para o futuro.
 
O Projeto vem se associando a outras iniciativas, dentre as quais se destacam:
Projeto Corredores Ecológicos:
Corredor Central da Mata Atlântica – ES

AMAINAN Brasil:
Viveiro e Educação Ambiental em Cairu – BA
 
Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente – ES
Rede Mata Atlântica de Sementes Florestais

Projeto Andarilhos – ES

RIOESBA
Distribuição de mudas
Ao longo dos anos o IVB distribuiu milhares de mudas para projetos conveniados. Em 2009, o instituto produzirá 15.000 mudas de Pau-brasil e 120.000 mudas de essências nativas da Mata Atlântica para o convênio SEAG n° 150/2007

Manejo
A atividade futura tem que ser desde já visionada através de um plano individual de plantio que é registrado junto ao órgão governamental responsável, garantindo a sustentabilidade futura e evitando assim a condição atual de exploração de florestas nativas. Técnicas de manejo das mudas ainda no viveiro até sua condução no campo estão sendo repassadas por técnicos do INCAPER no Espírito Santo aos Produtores Rurais já inscritos no Projeto.

Sustentabilidade
O Instituto trabalha utilizando o tripé da sustentabilidade: 1)Economicamente Viável, 2)Socialmente Justo 3)Ambientalmente Correto. Suas ações visam um futuro com possibilidade de exploração sustentável das florestas plantadas (árvores nativas) e a reposição das áreas de reserva legal e patrimônio ambiental, quer seja em áreas particulares ou em áreas públicas dentro dos projetos governamentais. Além da possibilidade de geração de renda aos agricultores por meio de produtos madeireiros e não madeireiros, as ações do IVB proporcionam também a oportunidade de reflorestamento das reservas legais com apoio de um projeto sério, realizado em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, e a um custo muito reduzido pela gratuidade das mudas e assistência técnica.

Geração de renda
O IVB trabalha atualmente com cerca de 32 espécies nativas da Mata Atlântica, como Jacarandá, Jequitibá Rosa, Cedro Rosa, Ipê Amarelo, dentre outras. Uma meta do instituto é alcançar o número mínimo de 50 espécies, incluindo espécies ameaçadas de extinção. Cerca de 10% da produção de mudas é focada na essência nativa Pau-brasil, que leva entre 20 a 30 anos para atingir a maturidade. Um exemplar ao atingir 1,0 m³ de madeira pode ser transformado em matéria-prima.
O metro cúbico de Pau-brasil chega a custar no mercado internacional aproximadamente U$ 1.500,00 (mil e quinhentos dólares).